search

Primeira Estrada - Syrah 2022

R$ 169,00
Sem imposto

Um vinho tinto feito em Minas Gerais, na região cafeeira de Três Corações, de cor bem escura, aromas de fruta negra madura, pimenta, tostado e um toque animal. Na boca surpreende muito, é elegante, ótimo frescor, fruta saborosa sem exagero, taninos finos, lembra muito os vinhos do Rhône baseados em Syrah como Cornas e Saint-Joseph.

Quantidade
Esgotado

Aceitamos os principais cartões de crédito (em até 18x), boleto e débito online.
Aceitamos os principais cartões de crédito (em até 18x), boleto e débito online.

Descrição: Primeira Estrada Syrah surge da vontade de retratar todo potencial das uvas de colheita de inverno produzidas na região do Sul de Minas. Em cada taça é possível sentir a autêntica expressão da fruta, sendo ela a unica protagonista desse vinho.

De cor rubi profundo e brilhante, no nariz se revela uma interessante aliança de fragrâncias florais com aromas de frutas como ameixa seca, amora e romã que se integram harmoniosamente com notas de pimenta preta e couro. No paladar o vinho é sedoso e com uma boa estrutura e equilíbrio. Um bom vinho brasileiro que surpreendente pela a qualidade vinda de uma inovação no plantio em uma região improvável.

Vinhedos: Sítio Carvalho Branco - Coroado, Caldas (MG). Clima Mesotérmico / Tropical de altitude. Solo Argilo-arenoso de boa drenagem. Idade do vinhedo: 12 anos. Sistema de condução: duplo cordão esporonado, em espaldeira, com distanciamento de 3,3 m entre as filas e 1,2 m entre as plantas. Irrigação: vinhedo não irrigado. Limite de produção em 8 toneladas por hectare.

Sistema de cultivo: dupla poda com amadurecimento e colheita no inverno seco. Manejo: Como o índice pluviométrico médio da região é alto (1.700 mm), conseguiu inverter o ciclo das videiras*, mediante dupla poda e uso de fitormônio Dormex® (cianamida hidrogenada, estimulante da brotação). Assim, as fases de crescimento, maturação e colheita (que normalmente ocorrem no período das chuvas: Primavera e Verão, de Agosto a Março), passam a acontecer no período de seca (Outono e Inverno, de Abril a Julho).

(*O ciclo normal das videiras no Brasil é: Repouso - Abril a Julho / Crescimento - Agosto a Novembro / Maturação e Colheita - Dezembro a Março)

Vinificação e Maturação: 100% Syrah (clone 174) . Transporte das uvas por 220 km, entre 19:00 e 23:00 horas, à temperatura entre 08 a 13°C. Chegada das uvas na vinícola, direto na câmara fria por 7 horas a 7°C. Mesa de seleção manual de cachos. Passagem dos cachos por desengaçadeira para remoção dos engaços (ramos dos cachos). A uva vai direto ao tanque por gravidade (sem uso de bombas).

Maceração pré-fermentativa uva por sete dias a 7°C. Sangria: retirada de 10% da parte líquida do mosto. Adição de leveduras selecionadas. Fermentação alcoólica a uma temperatura de 28°C por 10 dias. Maceração pós-fermentativa por 14 dias. Fermentação malolática natural. Teor alcoólico: 14,9%. Acidez total: 5,62 g/l (pH = 3,78). Sem passagem por barrica de carvalho.

Harmonização: Carnes assadas e costela

Estrada Real
2463

Ficha técnica

Uva
100% Syrah
Região
Caldas (MG)
Teor Álcoolico
14% Vol
Temperatura de serviço
15 a 18°C
Estágio em barrica
Sem passagem por barrica
Harmonização
Carnes assadas e costela