Pizzato Semillon
search
  • Pizzato Semillon

Pizzato - Semillon 2022

R$ 195,00
Sem imposto

Pizzato Semillon 2022 é um branco amadurecido, de coloração amarelo palha com toques dourados. No nariz, frutas de caroço, melão, camomila, mel/cera, frutas secas, traços de especiarias e baunilha. Na boca, complexo e rico respeitando o frescor e a origem. Passou em barris mistos de acácia e carvalho aproximadamente 10 meses.

Quantidade
Pronta entrega

Aceitamos os principais cartões de crédito (em até 18x), boleto e débito online.
Aceitamos os principais cartões de crédito (em até 18x), boleto e débito online.

Pizzato SEMILLON 2022

Plínio Pizzato, patriarca da Família, por influência de seu pai, Giovanni Pizzato, sempre foi entusiasta das uvas vitis vinifera (uvas finas, no Brasil), mesmo numa região vitícola dominada quantitativamente e economicamente por híbridas e vitis labrusca.

Ainda nos anos 60, quando estabeleceu-se em Santa Lúcia – parte do que é hoje o Vale dos Vinhedos como Indicação Geográfica – passou a cultivar apenas vitis vinifera, com foco nas uvas italianas (barberas, trebbiano, malvasias etc). Nos anos 70, com a chegada de várias multinacionais à Serra Gaúcha, e pelo fato de já ser um produtor de excelência para uvas finas, foi provocado por técnicos vitícolas de tais empresas para se tornar produtor de uvas francesas. Começa assim plantios de uvas francesas, com domínio para a Merlot, Cabernet Franc e Semillon, sem deixar de cultivar algumas italianas.

A partir de nossa lembrança clara de que para determinadas parcelas o Semillon apresentava uvas com belos resultados de maturação e sanidade, e considerando que em plantio em espaldeiras (em contraste ao uso de latadas/pérgola da fase dos anos 70) os resultados poderiam ter ainda mais consistência, em 2012 foi implantado vinhedo de Semillon que vem produzindo consistentemente desde 2015.

Abaixo, apresenta-se aqui a edição dos vinhos resultantes, da colheita 2017: Pizzato Semillon 2018 Amadurecimento de parte do vinho em aço inoxidável e parte em barris mistos de acácia e carvalho com muito leve tostado (70/30 para sem/com). 10 meses.

Aposta em branco amadurecido. Pureza, frescor, nitidez, franqueza, corpo, complexidade e riqueza.

Amarelo palha com toques dourados; frutas de caroço, melão, camomila, mel/cera, frutas secas, traços de especiarias e baunilha. Na boca, fresco, seco, longo.

DADOS DESTA COLHEITA Datas da colheita: 30 de janeiro de 2017 Dados Técnicos Álcool (% vol.) : 12,5 Açúcar residual (g/l) : 1,8 Acidez total (g/l ác.tartárico): 6,2 pH: 3,3 Tempo de barril (meses): 10 Garrafas: 1.100 de 750 ml, numeradas.

VINHEDO Nome: Santa Lúcia, Vale dos Vinhedos Região: Vale dos Vinhedos, Denominação de Origem Localização: 29°10'17.91"S, 51°36'05.59"O, 495 m.a.n.m.

Arquitetura: Espaldeiras com orientação norte-sul. Ano de plantio: 2012. Solo: De origem basáltica, franco, com pedregulhos e argiloso Colheita: totalmente manual, transportada em caixas de 16 kg

ELABORAÇÃO DO VINHO Desengace, moagem e prensagem em prensa pneumática com leve maceração. Fermentação em barricas em baixas temperaturas, com adição de leveduras selecionadas. Amadurecimento em barris mistos de acácia (rubinia) e carvalho francês por tempo variável de acordo com a evolução do vinho.

Pizzato
2492
4 Itens

Ficha técnica

Vinícola
Pizzato
Uva
Semillon (100%)
Região
D.O. Vale dos Vinhedos (RS)
Teor Álcoolico
12% Vol
Temperatura de serviço
8 a 10ºC
Harmonização
Saladas, massas com temperos leves, carnes brancas com temperosaromáticos, frutos do mar, canapés, queijos moles.